A licença do WHM/cPanel está pesada para o seu bolso? Temos algumas alternativas para você!

O que é o WHM/cPanel?

Ele é um painel de controle bem conhecido e muito utilizado entre os hosts compartilhados, por ser considerado mais acessível, que te ajuda a gerenciar o seu servidor de hospedagem usufruindo de uma interface intuitiva. O cPanel te possibilita a fazer modificações utilizando uma interface gráfica sem precisar ter um conhecimento técnico, mas sem ele você precisaria desse conhecimento para gerenciar seus sites/servidores. E mesmo ele sendo conhecido e popular somente alguns hosts o utilizam para ajudar os clientes a gerenciarem seus sites.

Suas funcionalidades são:

  • Administração de bancos de dados via web por meio do programa phpMyAdmin;
  • Alteração de senhas de acesso ao painel de controle e ao FTP;
  • Backup de todo o conteúdo de uma conta;
  • Bloqueio de contas de e-mails de remetentes indesejados;
  • Bloqueio de IPs específicos para que os usuários deles não tenham acesso ao site;
  • Configuração de respostas automáticas para e-mails recebidos;
  • Criação de áreas restritas no diretório do site protegidas por senha;
  • Criação de bancos de dados;
  • Gerenciamento das estatísticas de acesso;
  • Gerenciamento de arquivos, com a possibilidade de carregar, mover, nomear e apagar arquivos e diretórios sem a necessidade de utilizar o FTP;
  • Gerenciamento de domínios e de subdomínios;
  • Gerenciamento de DNS;
  • Gerenciamento de FTP, com criação de múltiplas contas;
  • Gerenciamento facilitado de contas de e-mail, inclusive com configuração de conta padrão para recebimento de todos os e-mails enviados a determinado domínio e redirecionamento automático de e-mails para outros destinatários;
  • Personalização de páginas de erro;
  • Proteção de conteúdos por meio de hotlinks;
  • Verificação da disponibilidade de espaço no disco do servidor contratado para determinada conta;

O indesejado aumento de preço

Tem uma explicação para isso, a cPanel foi comprada pelo Oakley Capital no início de 2019, o grupo já possuía um portifólio de negócios que incluía várias empresas de hospedagem na web e o painel de controle Plesk também e com a compra da cPanel eles assumiram o controle total do mercado de painéis de controle de hospedagem na web. O aumento do preço das licenças era esperado, mas não tanto como foi.

Antes da compra a estrutura de preço era simples com uma taxa fixa para uma licença VPS e uma taxa fixa para uma licença de servidor dedicado que era aplicada sem depender do número de contas hospedadas em um servidor.

Atualmente o modelo de preços é baseado no número de contas em execução em cada servidor, isso significa que a licença para alguns servidores vai aumentar até 800% e para alguns clientes VPS e Servidor Dedicado, o novo custo da licença será maior do que paga pelo seu VPS/Servidor hoje em dia.

O preço de custo para uma licença cPanel VPS era entre $ 12,95 e $ 14,95 por mês e o custo para uma licença dedicada era entre $30,95 e $ 34,95 por mês, agora a mais barata é de US $ 20 por mês para uma licença VPS com até 5 contas no servidor. Se você possuir entre 5 e 30 contas em um VPS, o preço aumenta para US $ 30 por mês e mais uma vez para US $ 45 por mês para entre 30 e 100 contas e se você tiver mais de 100 contas em um VPS o preço vai para US $ 0,20 por mês, por cada conta.

As licenças de servidor dedicado começam em $ 45 por mês, até 100 contas, e $ 0,20 por mês, acima de 100. Um exemplo de como esse aumento pode te afetar, pensa em um cliente com 1.139 contas no servidor dedicado, no preço antigo o custo seria de US $ 31,95 por mês, mas no preço atual o custo sobre para $ 220,85 por mês apenas para a licença cPanel.

O Aumento de Preços causou um grande impacto no mercado de Web Hosting

O cPanel conquistou a confiança das pessoas para gerenciar seus sites, sua popularidade é devido a junção com CageFS, CloudLinux, JetBackup, entre outros, e isso ajudou ele a se tornar mais rápido, confiável, seguro e rico em recursos. O aumento de preço parece uma jogada não estratégica e o cPanel enfrentou a reação da comunidade de hospedagem na web.

O preço para o usuário com mais de 5 contas se torna mais alto comparado com os servidores de menos de 5 contas, que se manteve o mesmo, e os servidores de uma única conta podem utilizar o cPanel solo.

Os provedores ou revendedores de hospedagem compartilhada foram os mais afetados por esse aumento. Uma empresa de hospedagem compartilhada irá executar cerca de 1000 sites em uma única VM com a licença de US $ 11 por mês. Quando as mudanças começarem a valer a licença do cPanel aumentará para $122 por mês, ou seja, um aumento de 1000% e semelhante aos custos de infraestrutura e servidor.

Os provedores de servidor não gerenciados não têm acesso ao servidor, sendo assim, não tinham noção da quantidade de contas que estavam em execução, mas isso não era de grande importância porque a licença era por servidor, mas com o novo modelo de preços, será necessário um registro das contas que estão sendo criadas por cada servidor ou no final das contas isso valerá milhões de dólares.

E não para por ai… Agora em 2021 os preços serão reajustados novamente

Foi anunciado que o preço aumentará drasticamente para os provedores de hospedagem com muitas contas nos servidores, tendo o aumento de 50%. Desde o aumento de 2019, o preço costumava a ser de 0,2 $ por conta, sendo 0,1 $ para “parceiros cPanel” (com preços preferenciais), agora aumentara para 0,3 $, sendo 0,175 $ para parceiros cPanel.

Por exemplo:

Para usar um servidor com 1000 contas o custo dele antes do aumento de 2019 era aproximadamente US $ 50 por mês. Depois do primeiro aumento, os valores de cPanel nesse servidor aproximam-se de 225$ por mês. E agora, em 2021, o preço sobe para mais ou menos 320 $ por mês.

E agora, o que fazer? Devo continuar utilizando o cPanel?

Prós

  1. cPanel inovou ao longo dos anos com uma interface de usuário amigável e uma série de integrações.
  2. Menos tempo para gastar com suporte ao cliente.
  3. Não há necessidade de migrar dados e envolver o risco de perda de dados.
  4. Você evitará o tempo de inatividade causado durante migração de dados.

Contras

  1. Sem faturamento anual, você enfrentará o incômodo de faturas mensais, falta de fundos, etc.
  2. Custos substancialmente aumentados podem inviabilizar o negócio para alguns ou os clientes finais acabarão pagando a mais por esses custos adicionais.

Quais são as minhas alternativas?

Devido a essas mudanças inesperadas, separamos aqui algumas alternativas que poderão te ajudar a escapar dos altos preços das licenças do WHM/cPanel ou do Plesk, são elas:

  1. DirectAdmin
  2. InterWorx
  3. CyberPanel
  4. Control Web Panel
  5. VestaCP
  6. Virtualmin/Webmin

Em breve iremos trazer um review detalhado de cada uma das alternativas, mostrando os seus prós e contras.

O que será do futuro do WHM/cPanel?

cPanel, WHMCS, SolusVM, e Plesk estão sob a mesma situação – O Investimento Oakley. Esta é a linha do tempo:

Oakley adquiriu Plesk em maio de 2017 e houve um aumento absurso nos preços entre julho de 2017 a outubro de 2017.

Preços WHMCS aumentaram em agosto de 2017.

Oakley adquiriu cPanel em agosto de 2018 e o preço aumentou em junho de 2019.