O que é o CloudLinux e para que ele serve?

O CloudLinux é uma distribuição do Linux criada exclusivamente para fornecedores de serviços de hospedagem e data centers, ele é capaz de fazer com que os servidores sejam mais eficientes, estáveis e faz com que o impacto causado pela sobrecarga de recursos de um usuário diminua. Tudo isso através de uma tecnologia chamada Lightweight Virtual Environment (LVE) que isola os processos de cada usuário e limita a quantidade de recursos pela conta.

Ele funciona basicamente como uma Máquina Virtual que te possibilita escolher a quantidade de recursos que vai usar, é como se houvessem várias dessas máquinas dentro do servidor que não permite que o usuário utilize além do limite definido. Sendo assim tem a possibilidade de evitar que hospedagens compartilhadas ou sites hospedados no mesmo servidor sejam prejudicados pelo consumo excessivo de recursos de uma só conta, eliminando também picos de load que são habituais em hospedagens compartilhadas

Resumindo cada LVE recebe uma certa quantidade de recursos (memória, CPU, etc.) que são separados dos recursos totais do servidor. Se uma determinada conta receber um aumento repentino no tráfego ou começar a usar muita CPU ou memória, em vez de desacelerar todo o servidor e possivelmente causar uma falha, apenas aquele LVE específico ficará lento. Reduzindo os custos operacionais e as taxas de rotatividade, e aumenta a lucratividade. O CloudLinux também “prende” locatários uns aos outros para evitar violações de segurança. Dessa forma, scripts instáveis ​​ou malware não podem se espalhar pelos sites de seus clientes, causando danos graves, e para quem usa o cPanel como sistema de gerenciamento fica ainda melhor, pois a integração entre eles é bem completa e lhe permite ter ainda mais controle sobre as estatísticas de consumo dos recursos.

O CloudLinux é altamente recomendado para fornecedores de serviços de hospedagem que trabalham com servidores compartilhados, por facilitar muito o gerenciamento dos recursos do servidor é atualmente o mais utilizado.

Os seus recursos são

Recurso de Estabilidade: é a chave para o sucesso na hospedagem compartilhada com servidores estáveis como uma rocha, mesmo em situações estressantes, reduzem a rotatividade e permitem que você aumente a densidade, aumentando seus lucros e evitando picos de recursos.  Exemplos para serem usados: Gerente LVE e Governador MySQL.

• Recurso de Segurança: os usuários são virtualizados em seus próprios sistemas de arquivos, evitando que qualquer usuário individual veja outros usuários no servidor. Exemplos para serem usados: CageFS, PHP endurecido e SecureLinks.

• Recursos de lucratividade: uma alta estabilidade faz com que cada servidor seja mais eficiente, permitindo um aumento no numero de clientes em cada servidor sem nenhum estresse, evitando picos de recursos você melhora muito o uso dos servidores. Uma alta segurança também aumenta a lucratividade pela diminuição de solicitação de suporte.  Exemplos para serem usados: Gerente LVE, Seletor PHP, Seletor Ruby e Seletor Python.

• Recursos de desempenho: a alocação de recursos por locatário e os limites de CPU, IO e memória reduzem as cargas do servidor. Quando combinado com os recursos de aprimoramento de desempenho, isso garante os servidores mais rápidos. CloudLinux OS oferece um conjunto de recursos poderosos que otimizam bastante o desempenho de seus servidores. Exemplos para serem usados: Mod_Isapi e governador MySQL.

  • CageFS: é um sistema virtualizado capaz de encapsular cada usuário, impedindo que vejam um ao outro e visualizem informações sensíveis do servidor e além do encapsulamento é capaz de impedir uma grande quantidade de ataques como ataques de privilégio ou divulgação de informações e o melhor de tudo é que mesmo com essas funções ele é transparente aos usuários e não os obriga a fazer nenhuma alteração nos seus scripts.
  • PHP endurecido: em versões antigas do PHP, incluindo mais usado 5.2, 5.3 e 5.4, as vulnerabilidades, mesmo se descobertas, não são corrigidas pela comunidade de PHP.net. HardenedPHP corrige essas vulnerabilidades e protege versões antigas e não suportadas.
  • SecureLinks: é uma tecnologia de nível kernel que impede ataques de link simbólicos conhecidos, o que aumenta mais ainda o nível de segurança dos servidores.
  • Python Selector: permite que os usuários escolham a linguagem Python como se fosse um aplicativo e possibilita a instalação de módulos adicionais, ele usa o mod passenger para aumentar o desempenho das suas aplicações.
  • PHP Selector: permite que os usuários escolham uma versão específica do PHP para trabalhar, ele oferece todas as versões populares do PHP e tem mais de 120 extensões para escolher e ainda que o cliente troque a versão do PHP, escolha suas extensões e ajuste as configurações sem a necessidade de trocar de servidor ou mudar para VPS.
  • Ruby Selector: permite que você escolha a versão do Ruby que deseja usar para a aplicação e instalação de módulos adicionais, ele usa mod_passenger para aumentar o desempenho das suas aplicações.
  • LVE Manager: é uma tecnologia a nível de Kernel que impede os usuários de usarem mais recursos do servidor do que lhes é permitido, mantendo assim a menor sobrecarga possível, com ele você consegue manter o controle sobre recursos como CPU, uso de disco, Memória RAM, inodes o número de processos e conexões que uma única conta pode ter.
  • MySQL Governor: na hospedagem compartilhada pode ser difícil manter o MySQL estável e muitas vezes as consultas dos clientes podem derrubar o servidor, nesse caso o ele é capaz de identificar quem é o agressor de consultas no banco e mata o processo em tempo real, ele é capaz de ver o uso de cada usuário separadamente, garantindo que os administradores sempre saibam o que está acontecendo.
  • OptimumCache: resolve problemas de uso de disco e memória RAM criando um cache de arquivos duplicados no disco, todas as duplicatas são carregadas a partir de uma cópia singular do arquivo criando apenas uma instância em cache, o sistema ignora o uso de disco para duplicatas, melhorando significativamente a velocidade de leitura dos arquivos, diminuindo o consumo de memória e reduzindo a carga do disco.
  • Mod_isapi: é a forma mais rápida e confiável de carregar páginas em PHP, com baixo consumo de memória e aceita diretivas do PHP de arquivos .htaccess, ele não sofre com problemas de estabilidade na gestão de processos e é totalmente compatível com o PHP Selector.
  • HardenedPHP: é um recurso do CloudLinux que “remenda” todas as versões antigas do PHP assegurando que não tenham vulnerabilidades, mesmo as que não foram corrigidas pela comunidade PHP.net.
  • Ambientes de hospedagem estáveis: picos repentinos de tráfego de uma conta de site nunca significarão tempo de inatividade para qualquer outra conta de site ou o servidor como um todo. Uma vez que cada conta do site tem seus próprios recursos alocados, eles permanecem protegidos. Isso mantém os sites em execução, mesmo que um aumento repentino no uso de recursos venha de outros sites hospedados no servidor.
  • Um conjunto pessoal de recursos de servidor para cada cliente: com a tecnologia LVE no CloudLinux, a conta do site de cada cliente tem um conjunto separado de recursos alocados. O LVE garante que esses recursos não sejam compartilhados com nenhuma outra conta do site.
  • Kernel protegido e reforçado: o kernel reforçado do CloudLinux ajuda a evitar que usuários mal-intencionados ataquem outras contas de sites hospedados no mesmo servidor.

E as suas vantagens?

  • Correção de segurança (Patch ou Atualização) frequentemente, tornando não só o seu ambiente como o do cliente mais seguro.
  • É mais rápido e mais estável do que as outras soluções disponíveis.
  • Garante maior segurança já que executa todos os processos do utilizador dentro de um ambiente separado.
  • Garante maior UpTime.
  • Integração completa com o painel de controle cPanel.
  • Protege o servidor contra falhas de segurança.
  • Separa a contas, como se fosse uma máquina virtual, evitando que um cliente deixe o servidor lento ou até mesmo o derrube.
  • Separa os recursos do servidor igualmente.