O CentOS é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código-fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat e mantida pelo projeto CentOS e para quem necessita de estabilidade e compatibilidade sólida ele se torna o sistema ideal, mas foi revelado que a empresa vai acabar com a distribuição, tirando o CentOS Linux e focando apenas no CentOS Stream.
CentOS foi um projeto voltado para a comunidade que foi a bifurcação do RHEL e atuou como um downstream para o Red Hat Enterprise Linux. Logo depois que a IBM adquiriu a Red Hat, uma distribuição CentOS Stream foi introduzida como upstream para o RHEL. CentOS Linux mudando de direção de um projeto downstream para uma plataforma upstream.
Com a morte do CentOS pela Red Hat, Gregory Kurtze, por não gostar nada da “mudança de direção” do CentOS, anuncia a criação de um clone da RHELL, com o objetivo de criar uma “continuidade perfeita das operações de negócios para empresas que executam o CentOS 8 muito além de 2021”. Trazendo para nós a Rocky Linux, referindo ele ser compatível com a RHELL e que os utilizadores do CentOS Linux 7/8 poderão mudar facilmente para a Rocky.
Até a chegada do novo fork, porém, os usuários devem migrar para outras distribuições como SUSE ou Ubuntu Enterprise, mesmo que não gostem. Isso para continuarem com serviços que correspondam minimamente ao que existia e esperar que o Rocky Linux agrade à comunidade orfã do CentOS.
Curiosamente, a equipe do Rocky Linux optou pelo Amazon Web Services (AWS) como a plataforma de construção primária para o desenvolvimento do Rocky Linux, na intenção de proteger a integridade da cadeia de fornecimento de software para Rocky Linux. O sistema operacional estará disponível em regiões comerciais padrão, bem como na Amazon Web Services (AWS) GovCloud e na China.
Rocky Linux é um sistema operacional comunitário desenvolvido para ser 100% compatível com o Red Hat Enterprise Linux, agora que o CentOS mudou de direção.
Kurtzer